Cancelamento de protesto
Documentos necessários para cancelamento
A lei que regula o protesto extrajudicial (Lei Federal n. 9.492/97) exige que, para se efetuar um cancelamento de um protesto, seja entregue ao tabelião um dos seguintes documentos, alternativamente:
- O título de crédito ou documento de dívida protestado;
- Declaração de anuência (concordância) firmada pelo credor, originário ou por endosso translativo. A declaração pode ser apresentada por meio físico ou ser feita por meio digital no site , sendo necessário o uso de Certificado Digital;
- Qualquer documento que comprove a extinção da obrigação (art. 6º, Provimento 87/2019- CNJ);
- Ordem judicial de cancelamento.
Declaração de anuência
É a autorização concedida pelo Credor de um título protestado para que o protesto possa ser cancelado. Desta forma, o Credor informa ao cartório que a dívida foi paga e está autorizado a cancelar o protesto. Não é mais necessária a emissão de carta de anuência em papel. Basta que o Credor acesse o site, realize um breve cadastro e assine eletronicamente a autorização usando seu certificado digital. Quando a Anuência Digital for validada pelo cartório, o título protestado está pronto para ser cancelado por qualquer interessado. Para realizar a Anuência Digital não existem emolumentos a serem pagos. Os emolumentos do cartório são cobrados no ato do cancelamento.
A declaração de anuência (ou seja, o documento que autoriza o cancelamento) também pode ser fornecida pelo credor do título protestado em meio físico (papel). Tal declaração deve estar assinada pelo credor e ter sua firma reconhecida (art. 26, §1º da Lei 9.492/97) e, ainda, ser entregue fisicamente no Tabelionato de Protesto. A medida é exigida para evitar fraudes.
Deve ser ressaltado que não aceitamos declaração de anuência enviada por e-mail ou por simples cópia.
Quando a declaração de anuência citar vários títulos ou documentos de dívida protestados, e existindo protestos em diferentes Tabelionatos, o requerente poderá apresentar, em cada Tabelionato, cópia da anuência, desde que autenticada por tabelião de notas.
Anuência de pessoa jurídica
Se a declaração de anuência for fornecida por pessoa jurídica, o requerente do cancelamento se responsabilizará, sob as penas da lei, por obter na declaração de anuência a assinatura de quem efetivamente possa assinar por tal pessoa.
Poderá o tabelião de protesto pode adotar medidas para se assegurar de que a pessoa que assinou a declaração tem poderes para representar a pessoa jurídica anuente, não sendo cobrado qualquer valor por este serviço.
Poderá o tabelião de protesto pode adotar medidas para se assegurar de que a pessoa que assinou a declaração tem poderes para representar a pessoa jurídica anuente, não sendo cobrado qualquer valor por este serviço.
Anuência digital
Como forma de agilizar o procedimento de cancelamento de protesto, o Instituto de Protesto do Brasil (IEPTB/BR), entidade que representa os tabeliães de protesto, disponibiliza o Sistema de Cancelamento Eletrônico em seu site. Por meio dele, a declaração de anuência pode ser feita pela internet, sem necessidade de imprimir em papel, nem reconhecer firma. Tudo é feito eletronicamente, de maneira rápida e sem custos para qualquer pessoa interessada.
Para dar segurança e autenticidade à declaração de anuência, o acesso ao sistema precisa ser feito por meio de um certificado digital que esteja em conformidade com a ICP-Brasil. O credor assinará eletronicamente a anuência, fazendo uso de seu certificado digital.
INFORMAÇÕES SOBRE O CARTÓRIO